Pular para o conteúdo principal

Só a educação salva


 Na segunda metade da década de 90, quando começou a ser disponibilizada comercialmente no Brasil, a Internet era ainda uma tecnologia desconhecida pela imensa maioria da população. Eu trabalhava na área de TI de uma grande multinacional da indústria farmacêutica. Mesmo no mundo corporativo, os recursos de tecnológicos ainda eram escassos e toda a comunicação oficial ainda era feita através de memorandos impressos.


Tivemos a iniciativa, aprovada pela diretoria local, de levarmos os conceitos e cuidados do uso das novas tecnologias trazidas pela Internet a todos os colaboradores. Desde as áreas administrativas até ao pessoal de operações técnicas, funcionários ou terceirizados. Abrangeu também a força de vendas espalhada pelo país. Foram milhares de pessoas alcançadas, que receberam a iniciativa com curiosidade e grande interesse. Talvez, os amigos aqui do Linkedin, jovens há mais tempo, lembrem-se desse trabalho. A imensa maioria da população à época ouvia falar de Internet, mas não tinha ainda a visão de como isso transformaria suas vidas no futuro próximo e a empresa saiu à frente.

Hoje confrontamo-nos com uma nova e imensa transformação: a Inteligência Artificial. Estou certo que as pessoas que leem aqui nesta rede já tem conhecimento sobre o assunto e que, de alguma forma, já fazem uso. Mas, mais uma vez, a imensa maioria da população não conhece os riscos e benefícios que a IA irá proporcionar.

Não tenho mais os recursos que tinha em 1997/98; não atuo mais em uma grande empresa. Por isso, resolvi escrever um livro sobre Inteligência Artificial, usando a mesma estratégia que usei com a Internet. Trata-se de um guia para pessoas com pouca afinidade com o uso da tecnologia e que têm esses recursos na ponta dos dedos. 

A ideia surgiu a partir de um estudo publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE em junho de 2024. A pesquisa "Truth Quest"  mede a capacidade de as pessoas identificarem conteúdo falso e enganoso online em 21 países. O resultado do Brasil é desastroso! Ficamos em último lugar no ranking dessa capacidade, sendo que o primeiro lugar ficou com a Finlândia, que desde 2013 inseriu a matéria "Educação Midiática" na educação formal do ensino básico e médio. Leiam aqui o estudo completo. 
 
Convido a todos a leitura do livro gratuito. Trata-se de uma leitura rápida, que explica de forma didática e acessível como podemos usar a Inteligência Artificial na identificação de notícias falsas, mentiras e disseminação do ódio.

Seria um sonho que as empresas socialmente responsáveis adotassem algum método de educação no assunto para os seus grupos de colaboradores.

Afinal, o combate às fake news é uma responsabilidade de todas as pessoas bem-intencionadas para a construção de um mundo melhor. 

Comentários

Postar um comentário

Seus comentários serão muito bem-vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

A Fraude do INSS e as Fake News

O INSS sempre foi vítima de fraudes durante toda a nossa história.  Desde os anos 70, quando trabalhava na área de suprimentos de um hospital particular, que à época atendiam pelos antigos INPS e INAMPS, acompanho as diversas formas de fraudes na área. A imensa maioria dos hospitais se descredenciaram entre os anos 90 e 93, pois, com a implantação dos SUS, os lucros desejados não seriam mais atingidos. E muitas extorsões ocorreram nas contas públicas até então, durante os governos militares. Em todos os anos que se passaram, soubemos de fraudes identificadas pontualmente em diversos estados, mas jamais suas raízes combatidas a partir do estabelecimento de uma governança e auditorias adequadas. Eram benefícios indevidos, pensões por mortes, fraudes no BPC, vazamento de dados, etc. Só no ano passado, 2023, a PF prendeu mais de 100 pessoas no Rio de Janeiro por casos desses tipos. Algumas pessoas acreditam realmente, por desinformação ou má fé, que nunca houve corrupção no Brasil ante...

FAKE NEWS não é Liberdade de Expressão; é CRIME.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE publicou em junho a pesquisa Truth Quest, que mede a capacidade de as pessoas identificarem conteúdo falso e enganoso online em 21 países. O resultado do Brasil é assustador: o país obteve o pior índice. O gráfico mostra como somos suscetíveis à desinformação no ambiente virtual. Clique aqui para acessar o relatório completo da OCDE em PDF. A Finlândia, o país mais bem posicionado no ranking, adotou a matéria "Educação Midiática" no currículo escolar desde os primeiros anos do ensino básico até o final do ensino médio, a partir de 2013. A abordagem finlandesa para a educação midiática é colaborativa, envolvendo diversos setores da sociedade, como escolas, meios de comunicação, bibliotecas e organizações não governamentais. Nós estamos vivendo época difícil. Nossa sociedade está sendo conduzida, de forma irresponsável e tirânica, por forças poderosas e muito mal-intencionadas. As maiores vítimas desses d...

Live da Editora Voaletra sobre o livro Fake News & IA

  Fui convidado para participar de uma "live" com a Editora Voaletra que ocorreu no dia 26/03/2025. A entrevistadora, Nane Voaletra, percorreu os assuntos que são os principais pontos abordados pelo livro. Falamos dos motivos que me impulsionaram a escrevê-lo, passando pelas mentiras e como identificá-las, censura e regulação e como todos nós podemos nos unir e combater esse nocivo mal que vem assolando a nossa sociedade. Assistam no vídeo abaixo: