A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE publicou em junho a pesquisa Truth Quest, que mede a capacidade de as pessoas identificarem conteúdo falso e enganoso online em 21 países.
O resultado do Brasil é assustador: o país obteve o pior índice. O gráfico mostra como somos suscetíveis à desinformação no ambiente virtual.
Clique aqui para acessar o relatório completo da OCDE em PDF.
A Finlândia, o país mais bem posicionado no ranking, adotou a matéria "Educação Midiática" no currículo escolar desde os primeiros anos do ensino básico até o final do ensino médio, a partir de 2013.
A abordagem finlandesa para a educação midiática é colaborativa, envolvendo diversos setores da sociedade, como escolas, meios de comunicação, bibliotecas e organizações não governamentais.
Nós estamos vivendo época difícil. Nossa sociedade está sendo conduzida, de forma irresponsável e tirânica, por forças poderosas e muito mal-intencionadas. As maiores vítimas desses déspotas, que atuam em diversas áreas - políticas, meios de comunicação e até religiosas - são as pessoas humildes, com pouco ou nenhum estudo, e que não têm meios de informarem-se adequadamente. Eu temo muito pelo futuro da humanidade, do nosso país, dos nossos filhos e das novas gerações. Não vejo como ficar quieto frente a esses desafios.
Em vista disso, decidi escrever um livro de conceitos sobre a mentira e notícias falsas, como um guia básico do uso de Inteligência Artificial que nos ajuda a identificá-la. Leia mais sobre o livro e baixe uma cópia gratuita clicando aqui.
Comentários
Postar um comentário
Seus comentários serão muito bem-vindos.